Funâmbulo - Instituto Pombas Urbanas
Funâmbulo - Instituto Pombas Urbanas

Funâmbulo

(Espetáculo Adulto – 1993)

Apresentado até 1997.

Um bebê é abandonado à porta de um teatro. O espaço também está abandonado há anos. Lá, só habitam os seres imaginários, únicos remanescentes dos milhares de atores e centenas de montagens que passaram por aquele palco.

São estes fantasmas do teatro ( lantejoulas, serpentinas, pedaços de cortinas, restos de figurinos, energia dos atores, etc.) que formam o Coro. E é o coro que passa a cuidar da criança: Seu nome é Fu, um ser que vive na corda da bamba.

Fu cresce dentro do universo das artes cênicas e circenses. Engole espada, come fogo, se equilibra no arame. Coro-mãe e seus dois pais, Serzinho e Fedegoso vai as mil maravilhas até o dia que o espaço é invadido por uma menina de rua, a Mi, que busca uma casa para morar. Ele então confirma que é um ser humano de carne e osso, enquanto os fantasmas pertencem a outro mundo, o da imaginação.

Fu carrega uma janelinha do antigo teatro como um único acesso ao mundo concreto lá fora. Abre para procurar suas verdadeiras raízes, o pai e a mãe, que nunca conheceu. Um dia ele avisa a todos que vai sair. O coro chora na despedida, mas lhe entrega munição para enfrentar a vida dos humanos. Fu ganha um repique, um par de botas, um nariz e um caminho mágico.

Aqui fora, depara-se com a difícil sobrevivência de quem passa fome e não tem onde morar. Mesmo assim, continua carregando sua aura imaginária procurando sua origem em meio ao universo real e amargo dos humanos. A poesia da vida lhe é inerente.

Funâbulo foi escrito por Lino Rojas, a partir do trabalho de formação dos atores do Pombas Urbanas, tendo com inspiração a obra e vida de Jean genet (1912-1981). O texto pode ser encarado como uma homenagem à arte e aos artistas em geral, os eternos equilibristas.

FICHA TÉCNICA

Direção/texto: Lino Rojas  
Iluminação: Guilherme Bonfante
Cenografia e Figurino: Pedro Uribe
Colaboradores: Eduardo Massafera, Aziz Ab’saber, Sônia Kavatan, Parlapatões, Neuza (Esposa do Tom Zé), Hugo Villavicenzio.

ELENCO

Adriano Mauriz (Fu)
Anderson Parente (coro)
Edison Gal Silva (Homem Alado)
Juliana Flory (coro)
Katia Alexandre (Pipa)
Luciana Melo (Jéssica/Mulher da casa)
Marta Guedes (Dida)
Paulo Carvalho( Fê/ Homem Bílis)

DURAÇÃO:
Não Informado.