Lino Rojas - Instituto Pombas Urbanas

 

Lino Rojas Perez (1942-2005) ator e diretor peruano, foi e ainda é um grande mestre, um farol que ilumina nossos caminhos, um grande pai, artista e ser humano que dedicou toda sua vida ao Teatro. Pioneiro na pesquisa e produção de Teatro nas ruas de São Paulo, conhecia profundamente o território humano do centro da cidade, criando personagens, intervenções e espetáculos que foram centenas de vezes apresentados.

Como dramaturgo deixou mais de 10 textos teatrais entre comédias e mini-tragédias. Formado pelo Instituto Superior de Arte Dramática de Lima – Peru, estudou com grandes mestres de sua geração como Pablo Neruda, Julian Beck e Judith Malina (fundadores do The Living Theatre), Jerzy Grotowsky, Henrique Buenaventura (do Teatro Experimental de Cali), Jorge Aly Triana (do Teatro Popular de Bogotá), Atahualpa de Cioppo (do Teatro Galpon de Montevidéu).

Em 1989, iniciou o projeto Semear Asas, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, que deu origem ao grupo Pombas Urbanas que dirigiu durante 15 anos realizando pesquisa de Dramaturgia, Formação do Ator e Linguagem. Junto com o grupo em 2002, fundou o Instituto Pombas Urbanas, uma OSCIP que tem por missão desenvolver projetos de Arte que promovam o desenvolvimento local, cultural e humano de comunidades de baixa renda.

Em novembro de 2005, Lino Rojas recebeu a Ordem de Mérito Cultural, conferida pelo Ministério da Cultura por sua relevante contribuição à cultura brasileira. Com sua coerência, dignidade e generosidade semeou uma prática artística que dialoga intensamente com sua realidade e que até hoje inspira artistas e grupos. E por muito tempo inspirará!